Envio de declarações do Imposto de Renda fica abaixo da expectativa

Envio de declarações do Imposto de Renda fica abaixo da expectativa


O número de declarações do Imposto de Renda enviadas este ano ficou levemente abaixo da expectativa da Receita Federal. Segundo o órgão, 31.980.151 contribuintes entregaram o documento, contra estimativa de 32 milhões neste ano.

O prazo de entrega começou em 2 de março e encerrou-se às 23h59 de ontem (30). Inicialmente, a entrega acabaria em 30 de abril, mas foi adiada em dois meses para ajudar os contribuintes com dificuldades em juntar documentos e recibos por causa da pandemia do novo coronavírus.

Quem perdeu a data limite pode enviar a declaração a partir das 8h de hoje (1º). O contribuinte será multado em 1% do imposto devido por mês de atraso ou em R$ 165,74, prevalecendo o maior valor.

O programa de preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2020, ano base 2019, está disponível no site da Receita Federal. Também é possível preencher e enviar o documento por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda para tablets e celulares. Por meio do aplicativo, é possível ainda fazer retificações depois do envio da declaração.

Agência Brasil