Governo afirma ter concluído entrega de respiradores na região Norte; cadê os de Santa Quitéria?

Governo afirma ter concluído entrega de respiradores na região Norte; cadê os de Santa Quitéria?


O Governo do Estado informou nesta quarta-feira (15), ter concluído a distribuição dos novos ventiladores mecânicos do modelo VG70, para a Região de Saúde Norte. Segundo publicação, Sobral, Crateús, Tianguá, Ubajara e Camocim receberam, juntos, mais 57 aparelhos que equipam os leitos de UTIs montados para o tratamento de Covid-19.

A distribuição foi feita de acordo com os indicadores epidemiológicos, seguindo planejamento da Secretaria da Saúde, que avalia diariamente a situação da pandemia no Estado.

Assim como as cidades citadas acima, Santa Quitéria também recebeu a promessa do governador Camilo Santana, exatamente em 30 de junho, para que os respiradores dessa remessa - de 300 - fossem instalados no município. Como os demais, integra a Macrorregião de Saúde de Sobral, e não teve o seu nome mencionado.

Até o momento, não se sabe quantos deverão ser enviados para Santa Quitéria - e depois disso, se, de fato, virão mesmo. A última informação obtida é de que a logística de montagem estava sendo alinhada entre Município e Estado e desde então, não mais se falou. Os quiterienses aguardam com expectativa para que possa dar um grande salto no sistema de saúde local. Enquanto não chegam, o Município segue com um respirador móvel enviado pelo Ministério da Saúde.