Lista de pessoas infectadas com coronavírus é divulgada por prefeitura na internet

Lista de pessoas infectadas com coronavírus é divulgada por prefeitura na internet


Uma lista de pessoas que foram infectadas com o novo coronavírus em Arapongas, no norte do Paraná, foi divulgada na internet. Além do nome dos pacientes, a lista possui o endereço, telefone, data em que receberam o resultado e o posto de saúde onde foram atendidos.

A lista foi descoberta depois que uma das pacientes recebeu ligação telefônica de uma amiga querendo saber sobre estado de saúde. Segundo a prefeitura, a mulher afirmou ter se sentido constrangida pela exposição.

A Prefeitura de Arapongas determinou no sábado (11), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que seja aberto um processo administrativo para apurar e punir os responsáveis pela divulgação dos dados sigilosos.

Conforme a prefeitura, quem tem a responsabilidade sobre essas listas com os nomes e os demais dados são os profissionais que realizam o monitoramento dos pacientes e que fazem o encaminhamento deles para os hospitais.

Os protocolos do Ministério da Saúde frisam que as pessoas que desrespeitarem o sigilo dos pacientes, divulgando ou compartilhando essas informações, podem ser vítimas de ação penal.

G1