Prazo para compra da vacina contra febre aftosa termina nesta sexta-feira

Prazo para compra da vacina contra febre aftosa termina nesta sexta-feira


O prazo para compra de vacina contra a febre aftosa termina nesta sexta-feira (31) e os criadores têm até o fim de agosto para encaminhar declaração de imunização do rebanho bovino para a Agência de Defesa Agropecuária (Adagri) ou para os escritórios da Ematerce.

De acordo com a Adagri, a média de vacinação do rebanho até esta quarta-feira (29) era de 77% e as regiões dos Inhamuns e do Vale do Jaguaribe eram as que mais haviam vacinado, superando 80%. A meta de imunização do gado definida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é de, no mínimo, 90%.

O presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim, lembrou que produtores estão sujeitos a multa e sanções, se não vacinar o rebanho. “Depois desse prazo, a compra da vacina só será permitida se o criador tiver autorização da Adagri, acompanhada de notificação e multa por cada animal”, explicou.

Se o criador não vacinar o gado, haverá aplicação de multa no valor de R$ 22,50 por animal. Terminado o prazo de compra de vacinação, é necessário o criador obter uma autorização da Adagri para aquisição das doses. “Se o criador tiver vacinado o rebanho, e não encaminhar a declaração também sofrerá multa”, lembra Sampaio.