Santa Casa de Sobral volta a fazer cirurgias eletivas após decreto municipal

Santa Casa de Sobral volta a fazer cirurgias eletivas após decreto municipal


O Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral, seguindo todas as medidas de segurança no contexto da Covid-19, retoma as cirurgias eletivas em suas unidades, a partir desta quinta-feira (02/07), considerando o novo decreto da Prefeitura Municipal de Sobral. Mais de mil pacientes aguardam cirurgias nas especialidades de ortopedia, geral, urologia e ginecologia. Para o retorno, a Santa Casa está entrando em contato com os pacientes seguindo a sequência da lista de espera da Central Regulação do Estado do Ceará.

As cirurgias eletivas pelo SUS estavam suspensas desde o dia 17 de março. Entre os meses de março e maio, o hospital Santa Casa contabilizou apenas 211 procedimentos eletivos, apresentando queda na quantidade de cirurgias e na meta mensal, que deveria ser de 150 procedimentos por mês.

O hospital, que é referência em Traumato-ortopedia, Obstetrícia, Neurocirurgia, Oncologia, Cardiologia e Terapia Renal Substitutiva, suspendeu as cirurgias eletivas após decretos e orientações das Secretarias Estadual e Municipal da Saúde. Apenas procedimentos eletivos oncológicos ou aqueles em que o adiamento poderiam resultar em risco de agravamento do quadro clínico do paciente estavam sendo realizados na Instituição.