Com a incidência de 2.411, Santa Quitéria focará na realização de testes swab

Com a incidência de 2.411, Santa Quitéria focará na realização de testes swab


Nesta quinta-feira, a plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Estado, passou a apresentar a incidência de casos confirmados da Covid-19 em cada cidade do Ceará. Segundo a pasta, Santa Quitéria tem uma incidência de 2.411,7.

O boletim publicado no dia de ontem (06) trouxe apenas um caso confirmado e outro descartado. A redução de notificações, frente a semanas anteriores que tinham médias de testagem mais elevadas, levantou questionamentos nas redes sociais. 

O secretário de Saúde, Diego Timbó, afirmou que o município está seguindo uma orientação da Secretaria estadual e adotará a realização dos testes RT-PCR, conhecido como swab nasal, que utiliza um cotonete para colher pelas narinas o material genético do paciente. O material é coletado entre o terceiro e sétimo dia de sintomas, quando a carga viral é maior.

Segundo ele, os testes rápidos feitos anteriormente em massa tem 30% de falso negativo ou falso positivo e com o swab, terá resultados mais fidedignos. 

Pacientes que estavam a espera dos testes estão recebendo orientação para receber alta clínica e epidemiológica, se não apresentar mais sintomas após 14 dias e mais 48 horas, podendo voltar a sua vida cotidiana, uma vez que não estará mais propagando o vírus.