Escolas estaduais do Ceará iniciam segundo semestre letivo na próxima segunda

Escolas estaduais do Ceará iniciam segundo semestre letivo na próxima segunda


A rede pública estadual de ensino do Ceará se prepara para o retorno às atividades letivas no segundo semestre de 2020. A abertura oficial do semestre será feita pela secretária Eliana Estrela, na próxima segunda-feira, às 9h, no canal da Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância da Seduc no Youtube.

Considerando a necessidade de manutenção das medidas de distanciamento social para contenção do novo Coronavírus, todas as escolas iniciarão este período letivo exclusivamente de forma remota, seguindo um planejamento de ações com o intuito de preservar o processo de ensino e aprendizagem de maneira segura. As aulas presenciais só voltarão após divulgação de decreto governamental autorizando e normatizando a retomada destas atividades.

Em relação à preparação de estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Seduc tem um conjunto de ações programadas para o segundo semestre. A plataforma Enem na Rede disponibilizará aulas em vídeo, além de materiais estruturados com teoria e exercícios referentes aos temas, sendo o material aberto e gratuito.

Por outra via, o Concurso de Redação Enem Chego Junto Chego a 1.000, promovido pela Seduc em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR), busca motivar a prática da escrita de textos do tipo dissertativo-argumentativo e desenvolver as competências exigidas no Exame para a prova de Redação. A previsão é de que durante os meses de agosto e setembro, os alunos da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) possam apresentar até cinco redações sobre cinco temas previamente divulgados por meio de um edital.