Festa de São Francisco das Chagas de Canindé ocorrerá em formato virtual

Festa de São Francisco das Chagas de Canindé ocorrerá em formato virtual


A tradicional festa alusiva a São Francisco, em Canindé, que atrai fieis de todo o país, ocorrerá de forma diferente neste 2020. De acordo com o pároco e reitor do Paróquia-Santuário de São Francisco das Chagas, Frei Jonaldo Adelino, a celebração acontecerá em ambiente virtual. 

Considerada a segunda maior do mundo e a maior do Ceará a decisão do novo formato foi tomada após reunião com o arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza, José Antônio Aparecido Tosi Marques.

Durante a reunião, o arcebispo abordou que a pandemia do novo coronavírus é o motivo da mudança e destacou que “tudo que atrai multidão de pessoas não pode acontecer de modo presencial”. As celebrações serão transmitidas pelas mídias do Santuário. Esta é a primeira, desde que foi criada, que a festa ocorrerá sem a presença dos fiéis. O período festivo é celebrado de 06 a 16 de outubro.

Em 2019, a tradicional procissão de encerramento da Festa de São Francisco das Chagas reuniu cerca de 300 mil pessoas. As histórias e a fé dos religiosos se misturaram em meio à multidão que lotou a cidade mais franciscana do Ceará.

Com informações de Quixeramobim Agora e G1 CE