Governo Bolsonaro pede direito de resposta à Rede Globo

Governo Bolsonaro pede direito de resposta à Rede Globo


O governo Bolsonaro acionou a Justiça para pedir direito de resposta no “Jornal Nacional” por conta de uma reportagem publicada pela Globo no dia 8 de agosto sobre as 100 mil mortes por coronavírus no Brasil. Segundo a coluna Radar, a ação foi apresentada pela Advocacia-Geral da União (AGU) ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).

O texto afirma que a reportagem “Coronavírus: Constituição diz que é dever do Estado evitar doenças — esse dever foi cumprido?” apresentou “indevidas ilações sobre uma suposta omissão deliberada por parte do Governo Federal, no contexto de combate à pandemia do gerada pelo COVID-19”.

Vale ressaltar que o governo disse à Justiça que enviou notificação extrajudicial à Globo, mas a TV não concedeu o direito de resposta por entender que não fez acusações diretas a Bolsonaro, apenas divulgou o posicionamento editorial da empresa. A reportagem do JN procurou responsabilizar Bolsonaro pelas mortes, o que configura uma acusação que precisa ser respondida, segundo a petição.

Focus.jor