Groaíras registra abalo sísmico na noite do último domingo (23)

Groaíras registra abalo sísmico na noite do último domingo (23)


Após uma semana do último tremor registrado no Ceará, foi a vez da Região Norte do Estado sentir o impacto de um abalo sísmico. Na noite deste domingo (23), às 21h57 o Laboratório  Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), registrou um tremor de magnitude de 1.9, no município de Groaíras. 

O Labsis, que integra um conjunto de estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), informou na manhã desta segunda-feira (24), o registro do tremor de terra à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. A unidade segue monitorando e divulgando as atividades sísmicas no Nordeste brasileiro em tempo real.

Eduardo Menezes, sismólogo do Labsis informou que “o Ceará apresenta algumas áreas em atividades, que são Chorozinho, Palhano, Groaíras, Irauçuba, Sobral, Santana do Acaraú, Hidrolândia, Quixeramobim e Senador Pompeu. Nessas regiões, os tremores de terra são comuns”.

O último tremor de terra registrado em Groaíras ocorreu em 29 de junho passado e também teve magnitude 1.9 graus. Tremores dessa magnitude raramente são percebidos pela população, ou seja, não houve feridos ou danos na estrutura física dos imóveis. 


Tremores no Ceará 
Tremores de pequena intensidade vêm sendo registrados no Ceará desde o final de junho. Foram pelo menos cinco tremores de terra no interior e na região metropolitana de Fortaleza. Os tremores pequenos no Ceará são comuns e detectados com certa frequência pelas estações sismográficas no estado. 

Com informações de Diário do Nordeste e Painel Global