Operação Carro Pipa é excluída em Santa Quitéria e compromete abastecimento na zona rural

Operação Carro Pipa é excluída em Santa Quitéria e compromete abastecimento na zona rural


O Exército Brasileiro, através do 2º Batalhão de Engenharia de Construção, sediado em Teresina (PI), comunicou à Defesa Civil de Santa Quitéria, que o município foi excluído da Operação Carro Pipa, que realiza o abastecimento de água potável para famílias atingidas pela seca. Segundo o ofício encaminhado pelo tenente-coronel Rômulo Gonçalves, a exclusão se deu por razões de ordem administrativa.

A medida pegou agricultores de surpresa, já que em março havia sido interrompida por conta da quadra invernosa bastante favorável e mesmo assim, ainda há áreas em situação crítica que demandam abastecimento neste momento. O prazo para que os trabalhos retornassem era no próximo mês e agora segue indefinido, diante desta situação.

Além do decreto de emergência que não foi reconhecido, outro ponto alegado pelo Exército foi a quantidade insuficiente de carros para atender as rotas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, João Paulo Farias, o município buscará reverter a exclusão, comprovando que há seca e necessidade da operação, e que aguarda em breve um retorno do governo.