Prefeito de Forquilha e pré-candidatos são citados em representação por propaganda eleitoral antecipada

Prefeito de Forquilha e pré-candidatos são citados em representação por propaganda eleitoral antecipada


Após a realização de passeatas e carreatas políticas no último final de semana em Forquilha, região Norte do Ceará, o Ministério Público Eleitoral ingressou com representações por propaganda eleitoral antecipada.

Leia também

As representações eleitorais atingem os dois pré-candidatos à Prefeitura Municipal, Margarida Félix e Edinardo Rodrigues e seus vice-prefeitos, Bruna Gomes e Abdias Araújo. Também foram representados os apoiadores das pré-candidaturas: o atual prefeito, Gerlásio Martins e o pré-candidato a vereador, Eliezer Siqueira.

“As manifestações são vedadas antes da inscrição das candidaturas e do início do período da propaganda eleitoral, além de configurarem crime em decorrência do descumprimento dos Decretos Estaduais e Municipais de isolamento social”, explica a promotora de Justiça Juliana Cronemberger.

O MP também instaurou um Procedimento Preparatório Eleitoral para identificar as condutas e os responsáveis desses atos a fim de ingressar com novas RPs.

Cópias dos procedimentos também foram encaminhadas ao promotor de Justiça de Forquilha e à Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap) com o objetivo de apurar as consequências criminais e de improbidade administrativa. A promotora de Justiça Juliana Cronemberger, ainda, pontua que toda prova coletada poderá ser utilizada para futuras impugnações por abuso do poder econômico ou político.