Amazônia e Pantanal: fumaça de queimadas se espalha por Sul e Sudeste do Brasil

Amazônia e Pantanal: fumaça de queimadas se espalha por Sul e Sudeste do Brasil


Uma frente fria chega nesta segunda-feira (21) ao Rio de Janeiro acompanhada de um fenômeno causado pelas queimadas na Amazônia e no Pantanal. A fumaça já chegou a 4 mil km, atingindo países vizinhos e também as regiões Sul e Sudeste do Brasil.

De acordo com os meteorologistas, além de uma névoa que se formou por causa das condições climáticas, a fumaça deixou o céu com uma cor esbranquiçada e reduziu a visibilidade, mesmo nos momentos em que o sol apareceu.

Apesar disso, não houve, no início da manhã desta segunda-feira, informações sobre cancelamentos de voos. O aeroporto Santos Dumont operou no visual e o Tom Jobim (Galeão), por instrumentos.

Depois de os termômetros chegarem aos 36°C no sábado (19), nesta segunda-feira as temperaturas não devem passar dos 24°C. A semana começa com céu encoberto e ventos moderados. O acumulado do dia chegará a 30 milímetros de chuva.

Ainda segundo especialistas, a água da chuva pode ficar mais escura do que o normal por conta dos poluentes presentes na atmosfera, não apenas vindos das queimadas no Centro-Oeste, mas também da poluição produzida na região.

CNN