Governo do Estado assina protocolo com o Consórcio Santa Quitéria para exploração da Mina de Itataia

Governo do Estado assina protocolo com o Consórcio Santa Quitéria para exploração da Mina de Itataia


Atualizado às 18h36

O Governo do Estado assinou na tarde desta segunda-feira (28) memorando de entendimento para retorno da exploração de urânio no Ceará, através da mina de Itataia, localizada no município de Santa Quitéria.

A cerimônia, que foi transmitida pelas redes sociais, contou com a presença do governador Camilo Santana e de representantes do consórcio Santa Quitéria, formado pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e pela fertilizante Galvani. Também estiveram presentes a secretária adjunta de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia Lília Mascarenhas Sant'Agostino e o presidente do Indústrias Nucleares do Brasil (INB) Carlos Freire Moreira.

"Vamos assinar esse protocolo de compromisso, em que o Estado está assumindo papel para esse negócio ocorrer bem. Vamos garantir uma adutora que vai levar água ao empreendimento; energia para iniciar o processo, vai gerar energia futuramente, mas precisa de fornecimento para startar; estradas de acesso e importantes vias para escoamento da produção; e capacitação da mão de obra em parceria com Fiec", afirmou Camilo Santana.

O projeto, que foi remodelado, deve receber US$ 400 milhões em investimentos até o início da operação, gerando 2,5 mil empregos diretor e indiretos.

Também marcaram presença na assinatura o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado Maia Júnior, o prefeito de Santa Quitéria Tomás Antonio Albuquerque, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) Ricardo Calvalcante, o presidente da Agência de Desevolvimetno do Estado do Ceará (Adece) Eduardo Neves, entre outras autoridades e parlamentares.