Secretário da Saúde do Ceará, dr. Cabeto afirmou que não foi verificada, em análise, a volta do crescimento de casos de Covid-19 no Estado. Nesta manhã, a Secretaria da Saúde (Sesa) atualizou o número de casos para mais de 224 mil, com 8.639 mortes. No próximo dia 14, retomada econômica inclui eventos com até 100 pessoas.
"Desde o momento de reabertura, em nenhum momento vimos retroceder a esses aumentos de número de casos, mesmo com a flexibilização", afirmou o titular da Sesa. No último dia 1º, cerca de 30% das escolas particulares de ensino infantil voltaram às aulas presenciais na Grande Fortaleza, seguindo Decreto Estadual. "É importante ressaltar o cuidado que o Governo teve. É importante o cidadão saber que o uso da máscara reduz o contágio e a gravidade da doença".
"Nós analisamos diariamente não só os dados epidemiológicos, mas também os assistenciais. A cada fim de semana, fazemos uma análise da compilação desses dados e tomamos decisão do que será acordado em Decreto", explica. Cabeto citou ainda que parte das escolas foi aberta junto com testagem em massa dos professores, o que também subsidiará a tomada de decisões.
O secretário afirmou que, dentre as ações para os próximos dias, está o aumento de testagem em populações específicas, visando a volta às aulas. No decorrer das primeiras semanas de aulas presenciais e outras atividades retomadas, como o setor de eventos, é que será decidido se o cenário permanece ou haverá ampliação de atendimento ou flexibilização.
O POVO Online