Fux toma posse como presidente do Supremo Tribunal Federal

Fux toma posse como presidente do Supremo Tribunal Federal


O Supremo Tribunal Federal (STF) passa a ser presidido, a partir desta quinta-feira (10), por Luiz Fux. Com 9 anos de atuação na cúpula do Poder Judiciário brasileiro, o magistrado nascido no Rio de Janeiro já emitiu mais de 77 mil decisões e despachos em processos diversos - desde a Lei da Ficha Limpa ao caso de extradição de Cesare Battisti, italiano condenado por assassinatos na década de 1970. 

Devido à pandemia do novo coronavírus, a cerimônia ocorreu de forma restrita e contou apenas com a presença de autoridades e familiares mais próximos do ministro. Foram adotadas medidas de segurança como uso de máscara obrigatória, medição de temperatura dos presentes e álcool em gel. O cantor cearense Raimundo Fagner participou da cerimônia cantando o Hino Nacional.

Luiz Fux terá como vice-presidente Rosa Weber, que iniciou a carreira como juíza do trabalho. Entre os convidados estavam o presidente da República, Jair Bolsonaro; os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ); o procurador-geral da República, Augusto Aras; o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, e ministros do STF. 

Agência Brasil