Marcelo Magalhães garante não haver empecilhos para coligações do PTB em Santa Quitéria

Marcelo Magalhães garante não haver empecilhos para coligações do PTB em Santa Quitéria


Em nota enviada ao A Voz de Santa Quitéria nesta terça-feira (08), o presidente do PTB e pré-candidato a prefeito Marcelo Magalhães garantiu não haver qualquer impasse que impeça a coligação do seu partido com outros grupos de oposição no município.

Em resolução publicada na semana passada, a executiva nacional da sigla decidiu proibir alianças com a esquerda em todo o país, conforme publicado ontem pelo portal. Entretanto, segundo a nota, em consulta ao secretário-geral, somente passa pelo crivo de Brasília, as coligações realizadas em municípios com mais de 200 mil eleitores e que as candidaturas regionais são defendidas pelo Diretório independentemente dos que com ele estão coligados.

A convenção do partido está marcada para o dia 16, às 20h.

Leia na íntegra

O Diretório Municipal de Santa Quitéria do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) vem por meio desta nota esclaracer sobre a notícia veiculada pelo blog A voz de Santa Quitéria na data de 07 de setembro de 2020, sobre o possível impedimento de coligação do PTB Santa Quitéria com PT, PSOL, PDT, PCdoB, REDE, PSB, PCB, PSTU, PSDB e DEM.
A citada notícia tem origem na Resolução PTB/CEN N° 89/2020 onde é prevista que haverá impedimento de coligação com os partidos PT, PSOL, PDT, PCdoB, REDE, PSB, PCB, PSTU, PSDB e DEM, todavia a citada resolução requer mais zelo em sua interpretação, visto que o PTB possui um Estatuto que o regimenta e em seu artigo 23,§2º, prevê que a aprovação expressa da Executiva Nacional no que concerne as coligações municipais só são necessárias nos Municípios que possuam mais de 200.000 eleitores e/ou emissora de televisão.
Nesse sentido para excluir qualquer dúvida o PTB de Santa Quitéria entrou em contato com o Diretório Nacional do partido, mais especificamente com o Primeiro-secretário-geral Norberto Martins que concordou com a interpretação feita pelo diretório Municipal sobre a resolução.
Nos relatou ainda o Primeiro Secretário Geral que todas as candidaturas Majoritárias, que tenham o representante do PTB como candidato a Prefeito, são apoiadas de forma veemente pelo Diretório Nacional, independentemente dos partidos coligados, a fim de que haja um fortalecimento do partido no cenário regional.