Vacinação contra raiva começa sábado (12); Ceará tem 1,6 milhão de domicílios com animais

Vacinação contra raiva começa sábado (12); Ceará tem 1,6 milhão de domicílios com animais


Com o objetivo de evitar a propagação da raiva no Ceará, a Campanha de Vacinação Antirrábica começa neste sábado (12) e segue até o fim de outubro. Conforme a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), o estado tem aproximadamente 1,6 milhão de domicílios com cachorros ou gatos, e 70% das residências tiveram ao menos um animal vacinado contra a doença no ano passado.

Segundo dados da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), foram vacinados quase 576 mil animais no estado no ano passado. As vacinas estaduais são fornecidas pelo Ministério da Saúde.

Para o médico veterinário e professor do Centro Universitário Fametro (Unifametro), Daniel Couto Uchoa, é necessário realizar anualmente a vacinação contra a raiva, devido à doença ser de alta letalidade.

Ele explica que o animal pode contrair a doença em casos de ataque de um cão não vacinado, de um macaco ou até mesmo de uma raposa. “Quase todas as pessoas ou animais que pegam raiva, vem a óbito, daí a importância da vacinação anual para o controle e para não ter casos de raiva”.

G1 CE