Eleições 2020: Mais de 30% dos municípios cearenses têm ex-prefeitos candidatos

Eleições 2020: Mais de 30% dos municípios cearenses têm ex-prefeitos candidatos


Nas eleições municipais de 2020, os eleitores cearenses irão reconhecer alguns candidatos nas urnas. Isso porque, de acordo com um levantamento realizado pelo Sistema Verdes Mares, pelo menos, 57 ex-prefeitos tentam retornar ao comando dos executivos municipais.

Em alguns municípios, os gestores chegaram a ficar de fora durante alguns mandados, mas neste ano, concorrem novamente aos cargos em 56 cidades do Ceará. A repetição dos líderes políticos retrata a falta de representatividade na renovação das lideranças, principalmente em municípios menores.

Dentre aqueles que tentam voltar ao poder, existem os que venceram as eleições em 2012, mas não conseguiram a reeleição nas últimas disputas municipais, em 2016.

Outros casos comuns são os ex-gestores que foram eleitos para dois mandatos, em 2008 e 2012. Portanto, não poderiam concorrer em 2016 — a legislação brasileira permite apenas dois mandatos consecutivos no Executivo. Agora, após um intervalo de quatro anos, eles retornam às urnas para tentar mais um mandato.

O levantamento foi feito com base nos dados disponíveis no sistema do Tribunal Superior Eleitoral, Divulgacand 2020, que é onde ficam as informações das eleições municipais desde 2004.

Diário do Nordeste