Nas eleições municipais de 2020, os eleitores cearenses irão reconhecer alguns candidatos nas urnas. Isso porque, de acordo com um levantamento realizado pelo Sistema Verdes Mares, pelo menos, 57 ex-prefeitos tentam retornar ao comando dos executivos municipais.
Em alguns municípios, os gestores chegaram a ficar de fora durante alguns mandados, mas neste ano, concorrem novamente aos cargos em 56 cidades do Ceará. A repetição dos líderes políticos retrata a falta de representatividade na renovação das lideranças, principalmente em municípios menores.
Dentre aqueles que tentam voltar ao poder, existem os que venceram as eleições em 2012, mas não conseguiram a reeleição nas últimas disputas municipais, em 2016.
Outros casos comuns são os ex-gestores que foram eleitos para dois mandatos, em 2008 e 2012. Portanto, não poderiam concorrer em 2016 — a legislação brasileira permite apenas dois mandatos consecutivos no Executivo. Agora, após um intervalo de quatro anos, eles retornam às urnas para tentar mais um mandato.
O levantamento foi feito com base nos dados disponíveis no sistema do Tribunal Superior Eleitoral, Divulgacand 2020, que é onde ficam as informações das eleições municipais desde 2004.
Diário do Nordeste