Governo do Ceará pode criar o 4° ano do ensino médio em 2021

Governo do Ceará pode criar o 4° ano do ensino médio em 2021


Seguindo exemplos de estados como Maranhão e São Paulo, o Governo do Ceará está estudando a possibilidade de criar o 4° ano do ensino médio em 2021, De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc), na última terça-feira (20), a medida está em fase de estudo e detalhes da proposta ainda não serão informados.

Conforme o aplicado nas outras Unidades Federativas, o modelo busca auxiliar alunos do ensino médio que foram prejudicados pela pandemia. O acréscimo de uma série nessa faixa de educação tenta, entre outros, reverter o impacto provocado principalmente na preparação de estudantes para vestibulares.

Caso feito dessa maneira, os alunos encerrariam o 3° ano do ensino médio neste ano mas retornariam no próximo para retomarem o conteúdo necessário no 4° ano. De acordo com a pasta, são 98 mil estudantes matriculados nessa faixa de ensino da rede estadual atualmente.

Apesar de confirmar que está avaliando possibilidade de implementação da medida, a Seduc não informou se ela será obrigatória para os alunos. Também não foi esclarecido quanto ao fato do novo ano de ensino poder contar ou não com reprovação.

Legislação
A criação da série é permitida pela Lei Federal 14.040/2020, aprovada em agosto deste ano. De acordo coma a norma vigente, fica sob responsabilidade de cada sistema de ensino público aderir ao aumento do período de estudo do aluno do 3° ano, que pode ser de até "um ano escolar suplementar”.
O Povo