Lula e Ciro Gomes se reúnem em São Paulo e selam a paz

Lula e Ciro Gomes se reúnem em São Paulo e selam a paz

O Jornal O Globo publicou nesta quinta (29) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) se reuniram no início do mês passado e selaram as pazes após o rompimento ocorrido nas eleições de 2018. O encontro ocorreu em São Paulo, durante o mês de setembro, na sede do Instituto Lula.

A relação entre os dois estava comprometida desde as eleições de 2018. De acordo com a publicação, a conversa teve como tema central a atuação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e a situação do Brasil diante da pandemia do novo coronavírus.

O jornal ainda diz que, na conversa, "Ciro falou de suas mágoas com o PT, enquanto Lula lembrou os ataques do ex-ministro ao partido". 

Rompimento da Aliança
Ciro Gomes foi ministro da Integração Nacional durante o primeiro mandato de Lula na presidência. Entre momentos de maior proximidade e atritos, os dois romperam em 2018, quando o PT não aceitou montar uma chapa presidencial encabeçada por Ciro e com Fernando Haddad (PT) como vice. 

Os dois acabaram saindo candidatos em chapas separadas, com o pedetista caindo no primeiro turno e o petista sendo derrotado no segundo por Jair Bolsonaro. Ciro não manifestou apoio a Haddad no segundo turno, o que gerou críticas de petistas. 

Desde então, Lula e o pedetista constantemente trocaram ataque por meio de entrevistas. Ainda é incerto se uma reaproximação pode significar uma futura aliança ou apoio em eleições.

UOL Notícias