Mais de 1 milhão 'chaves Pix' já foram cadastradas, diz Banco Central

Mais de 1 milhão 'chaves Pix' já foram cadastradas, diz Banco Central


Até as 12h30 desta segunda-feira, dia de abertura do período de cadastramento do Pix, mais de 1 milhão de chaves já foram cadastradas, segundo o Banco Central. O sistema de transferências e pagamentos instantâneos entra em funcionamento no dia 16 de novembro.

O número surpreende, principalmente pelo rápido crescimento. O cadastramento começou às 9h e na primeira hora foram 50 mil chaves. Às 11h30, o número aumentou para 200 mil. Uma hora depois, ja bateu a marca de 1 milhão de chaves. O BC ressalta que a mesma pessoa pode ter mais de uma chave.

Com o Pix, será possível pagar boletos, contas de luz, impostos ou compras. Ele será mais um meio de pagamento e mais uma maneira de transferir recursos, como TED e DOC, com a vantagem de permitir operações em qualquer hora do dia e com mais rapidez.

A “chave Pix” funciona como a identificação do usuário dentro do sistema. No caso do TED, são exigidos dados como agência, conta, CPF e nome do beneficiário. O Pix exige apenas uma das seguintes informações: CPF ou CNPJ, e-mail, número de celular ou chave aleatória alfanumérica. Mais de 600 instituições estão aptas a fazer o cadastro.

O Globo