Teste positivo para coronavírus em Sarto Nogueira acende alerta para candidatos de Santa Quitéria

Teste positivo para coronavírus em Sarto Nogueira acende alerta para candidatos de Santa Quitéria


Em Santa Quitéria e demais cidades da região Norte, é notório que campanhas não seguem o recomendado para evitar a disseminação do coronavírus. Ontem (5), em Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), candidato do governo à prefeitura, anunciou que contraiu a doença e ficará em isolamento.

A estratégia deve prejudicar a campanha, que por duas semanas será feita de forma virtual. Para um candidato ainda pouco conhecido do grande público – como ele mesmo admite ser -, o prejuízo é quase inevitável.

O alerta, portanto, acende na campanha local. Há corpo a corpo, abraços e visitas domiciliares. Aglomerações nos atos de campanha, como se o vírus estivesse erradicado na região. Pelo contrário. Os novos casos continuam ocorrendo. O vírus ainda é uma ameaça.

O cuidado a ser tomado vai muito além de atrapalhar o andamento de uma campanha já tão curta. Transmitir a doença para pessoas do grupo de risco, por exemplo, é no mínimo um ato irresponsável, mesmo que involuntário.

Em tempo
Dos 77 candidatos em Santa Quitéria, pelo menos 10 integram o grupo de risco - incluindo os dois postulantes a prefeito, Tomás Figueiredo e Braguinha - considerando a partir dos 60 anos.