Universidade Federal do Ceará prorroga suspensão de atividades presenciais

Universidade Federal do Ceará prorroga suspensão de atividades presenciais


A Universidade Federal do Ceará prorrogou a suspensão das atividades acadêmicas presenciais pelo menos até o próximo domingo (25). Aulas presenciais foram suspensas em todos os campi em março, devido à pandemia do novo coronavírus.

Em julho, as atividades acadêmicas foram retomadas de forma remota nos cursos de graduação, de pós-graduação e das Casas de Cultura Estrangeira. A portaria 158 da Universidade define algumas atividades que podem ocorrem de forma presencial. 

Entre elas, está o serviço técnico-administrativo, que pode ocorrer sem atendimento ao público. Os atendimentos na Biblioteca Universitária e as visitações aos museus também podem ocorrer.

Os alunos podem realizar presencialmente as atividades de bolsas de graduação, atividades de extensão e atividades práticas nas clínicas odontológicas, na Farmácia-escola, no Laboratório de Análises Clínicas e Toxicológicas e na Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar (CDFAM).

Também estão autorizadas as residências médicas e multiprofissionais em saúde e atividades de internado nas graduações de saúde. Conforme a UFC, há recomendação de que os professores identifiquem os alunos que pertencem ao grupo de risco da Covid-19 e substituíam as atividades práticas para a metodologia não presencial. 

Dentre as atividades esportivas, os treinos das seleções da UFC ocorrem presencialmente e está autorizada a realizações de jogos do Campeonato Cearense de Futsal nas dependências da UFC.

A portaria indica que deve ser elaborado um plano para a retomada gradual dos ônibus que realizam transporte de alunos nos campi da Universidade, segundo as normas sanitárias estabelecidas pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da UFC.