TRE deverá divulgar resultado do 2º turno com maior agilidade

TRE deverá divulgar resultado do 2º turno com maior agilidade


Este domingo (29) de segundo turno deve levar mais de dois milhões de eleitores às urnas nos municípios de Fortaleza e Caucaia. Entretanto, diferentemente do pleito que ocorrera em 15 de novembro, quando houve lentidão na totalização dos votos e consequentemente atraso na divulgação dos resultados, o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Carlos Sampaio, garantiu que o resultado deste domingo deve ser anunciado no tempo em que habitualmente o eleitor está acostumado, isto é, "entre 19h e 19h30".

Sampaio explicou ainda que a demora no primeiro turno não teve qualquer relação com ataques cibernéticos e detalhou que o problema ocorreu devido à centralização dos dados de todos os TREs do País no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Para a eleição de hoje, o secretário de Tecnologia da Informação do TRE asseverou que as urnas estão todas preparadas e prontas para o pleito.

De acordo com Carlos, a expectativa "é de que a divulgação ágil e eficiente que a gente vinha tendo até as eleições de 2018 seja replicada neste segundo turno". 

Questionado se a lentidão apresentada no pleito do dia 15 de novembro abriria alguma margem para discussão ao retorno do voto em papel, Carlos afastou essa hipótese. "Volta ao papel é uma regressão aos tempos de margem às fraudes eleitorais", disse.

Diário do Nordeste