UFC tem 14 professores entre os cientistas mais influentes do mundo, diz estudo internacional

UFC tem 14 professores entre os cientistas mais influentes do mundo, diz estudo internacional


A UFC tem 14 professores na lista dos cientistas mais influentes do mundo na atualidade. É o que revela estudo publicado pela prestigiada revista científica Plos Biology.

Na primeira relação, que registra o impacto ao longo de toda a carreira dos pesquisadores, aparecem oito docentes da UFC. A segunda relação se refere ao impacto especificamente no ano de 2019 e conta com 13 representantes da Instituição (o total de 14 professores ocorre porque sete docentes estão em ambas as listas).

A pesquisa foi conduzida por uma equipe da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e utilizou como referência informações da Scopus ‒ base de dados bibliográficos que inclui resumos e citações de artigos de periódicos científicos, reunindo aproximadamente 21 mil títulos de 5 mil editoras internacionais.

O artigo é intitulado “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators” (“Bancos de dados científicos atualizados de indicadores de citação padronizados”, em tradução livre). Trata-se da versão atualizada do estudo, publicado originalmente em 2019. Inicialmente, o banco de dados elencou os 100 mil cientistas de ponta em todo o mundo. Na nova versão, foram incluídos também cientistas que não estão entre os 100 mil melhores de acordo com o índice geral, mas constam entre os 2% melhores no seu subcampo principal de atuação.

As tabelas fornecem métricas com e sem autocitações, além da proporção de citações por artigo. Os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 176 subcampos. Também constam percentuais específicos de campo e subcampo para todos os cientistas que publicaram pelo menos cinco artigos.