Universidade brasileira desenvolve spray que neutraliza o coronavírus por até três dias

Universidade brasileira desenvolve spray que neutraliza o coronavírus por até três dias


Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, desenvolveram um spray capaz de neutralizar o novo coronavírus por três dias. O SprayCov, como foi batizado, eliminou o coronavírus depois de um minuto e manteve 99,99% de eficácia nas 48 horas seguintes.

Segundo informações, a nova tecnologia pode acabar com as trocas frequentes de máscaras e outros acessórios que entraram para a rotina de proteção da população com a pandemia - os chamados EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). 
 
A tecnologia é indicada para os equipamentos empregados por profissionais de saúde, mas o spray também pode ser aspergido em máscaras de algodão. A ideia é conferir uma barreira ativa que destrua o vírus assim que ele tiver contato com a superfície recoberta. 

Com os resultados promissores, a Agência de Inovação Inova Unicamp fez o depósito do pedido de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial e está promovendo a oferta ativa da tecnologia a empresas com potencial para licenciar a tecnologia e levá-la ao mercado. 

Custo Benefício  
Outra vantagem da fórmula está no preço dos insumos. O custo de recobrimento de máscaras com o SprayCov foi calculado pelos pesquisadores em pouco menos de R$ 0,02 por máscara. 
As análises de eficácia foram realizadas no Laboratório de Virologia Animal, da Unicamp, que já avaliou a ação de outros produtos apresentados pela força-tarefa da universidade, montada no início do ano contra a covid-19.  

Eficácia 
Os pesquisadores acreditam que o invento possa ainda ser eficaz contra outros tipos de vírus causadores de doenças respiratórias, como a Influenza provocada pelo H1N1. 

A Cidade On