Alinhamento de Júpiter e Saturno: saiba como assistir o evento em Santa Quitéria

Alinhamento de Júpiter e Saturno: saiba como assistir o evento em Santa Quitéria


Nesta segunda-feira (21), os dois maiores planetas do Sistema Solar, Júpiter e Saturno, estarão alinhados e poderão ser vistos da Terra, inclusive a olho nu, algo que não acontece há quase 800 anos. 

O evento também poderá ser visto por meio de transmissão ao vivo do canal Astronomia da Seara da Ciência a partir das 18h, momento em que o fenômeno vai acontecer. A iniciativa é do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Planetário Rubens de Azevedo e da Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará.

Durante a transmissão, o professor Ednardo Rodrigues, da equipe do Grupo de Astronomia da Seara (GAS Interestelar) fará comentários sobre o fenômeno. Além de ofertar ao público informações sobre astronomia e ciência, a live ajuda a preservar o isolamento social ante a pandemia de Covid-19.

O fenômeno conhecido como "grande conjunção" demora décadas para acontecer, mas desde o ano 1200 que os dois maiores planetas do sistema solar não estavam tão próximos um do outro. Eles só foram vistos juntos a olho nu há quase 800 anos, devendo acontecer novamente apenas em 2080.

G1 - CE