Campanha do governo vai pedir para brasileiros consumirem menos energia e água

Campanha do governo vai pedir para brasileiros consumirem menos energia e água


O governo fará campanha para incentivar a diminuição do consumo de água e energia entre a população brasileira. A informação foi dada pelo Valor Econômico e explica que a iniciativa acontece em meio ao estado de alerta por conta da baixa nos reservatórios pelo país, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

De acordo com a publicação, a campanha já foi aprovada por Jair Bolsonaro e está sendo produzida pela Secretaria de Comunicação Social (Secom). Com previsão para ser veiculada a partir de segunda-feira (14), a peça publicitária deve ter inserções em rádio e TV, além das redes sociais.

Nos últimos dias, a Agência Nacional de energia Elétrica (Aneel) delimitou o uso da bandeira vermelha faixa 2 em vermelho, o que significa cobrança extra de R$ 6,24 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. A medida teria sido tomada em razão da quantidade de água que sai da hidrelétrica de Sobradinho, no Rio São Francisco, que sofreu redução.

Atualmente, motivo da preocupação do governo, os reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste estão com 16,45% da capacidade, nível mais baixo desde 2014 para este período do ano. Estes espaços de armazenamento correspondem a cerca de 70% da capacidade do Brasil.