Deputado cearense quer desobrigar o uso de máscara contra covid-19

Deputado cearense quer desobrigar o uso de máscara contra covid-19


O deputado federal Heitor Freire (PSL/CE) quer desobrigar o uso de máscaras em ambientes públicos, além da vacinação compulsória, quando as dosagens estiverem disponíveis no Brasil.

A proposta foi apresentada nesta terça-feira (8), na Câmara Federal, "com a intenção de garantir ao cidadão brasileiro a liberdade de escolhas individuais no tocante às ações relacionadas à pandemia de coronavírus".

“Em nenhum momento eu condeno as medidas sanitárias vigentes, muito menos a vacinação em massa. O que eu quero é que elas sejam aplicadas de acordo com as liberdades individuais de cada um e não como forma de opressão dos governos, como temos visto aqui no Brasil desde o início da pandemia. O cidadão tem o direito de escolha garantidos na nossa Constituição, especialmente em seu artigo 5º, como a inviolabilidade da intimidade e do próprio corpo, ou seja, não pode ficar à mercê do que o governo decide por ele", comentou Freire.

"Ao invés de obrigar com atitudes até, de certa forma, tiranas, eu defendo medidas educativas e de conscientização”, alegou. 

Eliomar de Lima