Um empresário foi preso na última segunda-feira (7), suspeito de ser o mandante de ações violentas para expulsar moradores de uma comunidade na cidade de Beberibe, litoral do Ceará. O investigado, que não teve o nome divulgado pela polícia porque o processo ocorre em segredo de justiça, foi detido em Brasília com R$ 500 mil em reais, além de uma quantia em dólares e euros.
Além de expulsar as famílias das casas, o empresário ainda é investigado por tentativa de homicídio e dano qualificado. Outros cinco inquéritos apuram atos de violência cometidos pelos suspeitos na região.
Segundo informações da Polícia Civil, o empresário tentou derrubar casas na comunidade com um trator. Conforme a Defensoria Pública do Estado do Ceará, que acompanha o caso, os moradores disseram que os ataques foram feitos por homens encapuzados através de máquinas para afugentar a população. Os crimes ocorreram durante a madrugada.
Na última ação, em 30 de novembro, os criminosos atiraram nas portas de moradores, agrediram uma senhora idosa e utilizaram spray de pimenta contra a comunidade. Em setembro deste ano, casas construídas foram demolidas pelos criminosos.
G1-CE