Evandro Leitão é eleito presidente da Assembleia Legislativa do Ceará por unanimidade

Evandro Leitão é eleito presidente da Assembleia Legislativa do Ceará por unanimidade


Os deputados estaduais elegeram, nesta terça-feira (8), o parlamentar Evandro Leitão (PDT) como novo presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2021-2022. A chapa única na disputa pela Mesa Diretora - grupo que comanda os trabalhos da Casa, encabeçada pelo pedetista, foi eleita por unanimidade, com 44 votos dos 44 deputados presentes na sessão. A Mesa tomará posse no dia 1º de fevereiro de 2021.

Após o resultado, no primeiro discurso como presidente eleito, Evandro Leitão disse que buscará ampliar os canais de diálogo entre Assembleia e sociedade, realizando "lives" e atividades itinerantes. Ele também se comprometeu a "estimular a produção do Legislativo e apoiar iniciativas do Executivo". Outro ponto do discurso foi a defesa por parcerias entre com os poderes Executivo e Judiciário.

Evandro Leitão, o presidente eleito da Assembleia Legislativa para os próximos dois anos, é o atual primeiro-secretário da Assembleia, está no segundo mandato e foi líder do governador Camilo Santana (PT) na primeira gestão. Leitão é muito próximo do governador e do atual presidente da Assembleia, deputado Sarto Nogueira (PDT), que conduziu o processo da sucessão.

Sarto foi eleito prefeito de Fortaleza e deve deixar o cargo na Assembleia até o próximo dia 31 de dezembro. O presidente da Casa continuará sendo do PDT, porque é o partido com a maior bancada: 14 dos 46 deputados e o Regimento determina que a chapa seja montada, respeitando a proporcionalidade dos partidos.

Veja a lista

  • Presidente: Evandro Leitão (PDT)
  • 1º vice-presidente: Fernando Santana (PT)
  • 2º vice-presidente: Danniel Oliveira (MDB)
  • 1º secretário: Antônio Granja (PDT)
  • 2º secretário: Audic Mota (PSB)
  • 3º secretário: Erika Amorim (PSD)
  • 4º secretário: Apóstolo Luiz Henrique (PP)

Diário do Nordeste