Governo do Ceará lança programa para mapear pessoas com deficiência

Governo do Ceará lança programa para mapear pessoas com deficiência


O Governo do Ceará lançou no último dia 3, data em que é celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, uma plataforma para incluir e promover assistência ao grupo. Inicialmente, o 'Programa de Assistência à Saúde das Pessoas com Deficiência' vai mapear o quantitativo. 

No programa, as pessoas poderão fazer um cadastro pelo site, que vai servir para a realização de um censo, de modo a obter informações detalhadas sobre a situação da pessoa com deficiência no Ceará.   

"Esse programa vai possibilitar a inserção e integração das pessoas com deficiência nas políticas públicas, especialmente na saúde. A lógica hoje é a descentralização para que as pessoas possam ter os serviços prestados na sua região. Vamos poder planejar para as pessoas receberem a sua assistência", explicou o governador Camilo Santana.  

Além do censo, um dos objetivos da plataforma é realizar a capacitação de cearenses para a elaboração, adaptação e manutenção de órteses e próteses com a implantação de oficinas-escolas. Dessa forma, serão gerados mais empregos à pessoa com deficiência, maior autonomia e garantia de inclusão social.  

Outro objetivo do programa é descentralizar os serviços voltados para o público-alvo, dessa forma, pessoas que moram no interior do estado não precisariam se deslocar à Capital. Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o processo será realizado nas 22 áreas descentralizadas da saúde, com distribuição de medicamentos, materiais e insumos.

Diário do Nordeste