Governo federal suspende exames de HIV, aids e hepatites virais no SUS

Governo federal suspende exames de HIV, aids e hepatites virais no SUS


O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, suspendeu os exames de genotipagem no Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas que vivem com HIV, aids (a doença causada pelo vírus) e hepatites virais. A suspensão do serviço consta em uma nota informativa, divulgada na última quarta-feira, 2, no Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde (MS). O documento é assinado pela diretora substituta do órgão, Angélica Espinosa Barbosa Miranda.

A interrupção dos exames, conforme o documento do MS, ocorreu devido ao término do contrato para a prestação dos serviços, no qual não foi renovado a tempo. A realização dos exames de genotipagem eram realizados na rede pública por uma empresa, a Centro de Genomas, desde 2015. No entanto, o contrato venceu em novembro deste ano. 

O exame é essencial para definir o tratamento mais adequado para quem desenvolve resistência a algum medicamento. Um dia antes da divulgação da suspensão, o Ministério da Saúde havia celebrado o Dia Mundial da Luta Contra a Aids, no qual comemorou a primeira redução em uma década no número de casos notificados e a queda no índice de mortalidade da doença.

O Povo Online