Padre dá bênção em formato 'drive thru' para evitar aglomeração em festa religiosa no interior do Estado

Padre dá bênção em formato 'drive thru' para evitar aglomeração em festa religiosa no interior do Estado


A pandemia do novo coronavírus afetou a tradicional festa religiosa do Senhor do Bonfim, celebrada há 271 anos em Icó, na região Centro-Sul do Ceará. Os devotos participam ao ar livre das novenas mantendo distanciamento e em número reduzido. Além disso, a procissão do dia 1º de janeiro, que chegava a reunir cerca de 20 mil pessoas, foi cancelada. Neste ano, a programação incluiu uma bênção no formato "drive thru", com os devotos passando no local de carro, motocicleta e bicicleta.

O santuário do Senhor do Bonfim decidiu que um carro-andor vai percorrer ruas da cidade com a imagem barroca, bicentenária, do Senhor do Bonfim (Jesus Crucificado) e convidou os devotos a acompanhar a passagem de suas casas, no fim da tarde do dia 1º.


Uma réplica da imagem está exposta em frente à igreja para veneração dos fiéis. Os fiéis que visitam o santuário, acostumados com a grande festa religiosa, lamentam a redução de público neste ano, mas dizem compreender que medidas sanitárias são necessárias para evitar a propagação da Covid-19.

Festividade
A festa dedicada ao Senhor do Bonfim é uma das mais antigas e tradicionais do Ceará. Segundo Luan Sarmento, escritor e historiador, a imagem de Senhor do Bonfim só é retirada do altar no dia 1º de janeiro e recolocada no dia 6, quando ocorre o encerramento do festejo religioso. Mas neste ano, por conta da pandemia, “a escultura em madeira de Jesus Crucificado já saiu do altar-mor do santuário e está na parte baixa para aproximação dos fiéis”.

G1 - CE