Rodoviária de Fortaleza tem 268 viagens a mais no fim de ano; Alerta para aumento de casos de Covid

Rodoviária de Fortaleza tem 268 viagens a mais no fim de ano; Alerta para aumento de casos de Covid


Neste fim de ano, entre os dias 23 e 27 de dezembro, o Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé irá realizar 268 viagens a mais para contemplar a demanda do público, contabilizando um total de aproximadamente 1.027 viagens, segundo estimativa da coordenadoria de transporte da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce). No total, são 16 empresas operando nas rodoviárias e, pelo menos, 28 mil passageiros deverão realizar viagens no Ceará e no Nordeste.

Por conta da pandemia, o local registrou queda de 32% na quantidade de viagens em relação ao mesmo período do ano passado, quando teve cerca de 1.355 transportes. No entanto, em relação à média registrada no início de dezembro, o Terminal apresenta aumento de 82%, conforme a coordenadoria da Arce. Dentre os principais destinos procurados no Ceará estão os municípios de Sobral, Crateús, Juazeiro do Norte, Iguatu, Icó, Camocim, Viçosa, Crato, Itapipoca e Massapê. Já as viagens para outros estados brasileiros, há passagens compradas para Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, sendo as capitais dos respectivos estados o foco da viagem.

A infectologista Melissa Medeiros alerta para as viagens. “Existe um risco maior de transmissão principalmente porque não tem como fazer distanciamento social de dois metros, no mínimo, dentro de ônibus ou avião, até mesmo por longas horas”, diz. 

Para garantir a segurança dos passageiros em meio à pandemia, a administração dos terminais reforçou os cuidados nas medidas de prevenção ao coronavírus. Para essas viagens de fim de ano, haverá maior controle na entrada, com aferição de temperatura, exigência do uso da máscara e disponibilização de álcool em gel, assim como a instalação de adesivos no piso para manter o distanciamento entre passageiros.

Diário do Nordeste