Santa Quitéria pode receber companhia do Corpo de Bombeiros em 2021

Santa Quitéria pode receber companhia do Corpo de Bombeiros em 2021


Em 2020, Santa Quitéria contou com o braço forte do Corpo de Bombeiros por diversas vezes, ao debelar incêndios de grandes proporções que assustaram moradores na zona rural. A quantidade de ocorrências registradas neste ano revelou a necessidade de ter uma base própria no município, para que possa atender com mais agilidade também às cidades vizinhas.

Ontem (03), foi dado o primeiro passo no sentido de se instalar uma companhia do Corpo de Bombeiros na cidade. O coronel Homero Catunda, comandante da 2ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Crateús, se reuniu com o prefeito eleito Braguinha no sentido de viabilizar estrutura e logística, tendo já o aval municipal/estadual e podendo executar ainda mesmo no primeiro semestre.


Em entrevista ao A Voz de Santa Quitéria, o coronel afirmou possuir um mapeamento geográfico do município, que permite acompanhar as áreas mais críticas para incêndios, calcular tempo de deslocamento, de modo que facilite o trabalho das equipes por região. Num primeiro momento, a antiga Cadeia Pública, na CE-176, foi citada como possível local que possa sediar a estrutura dos bombeiros.

Pesaram na escolha de Santa Quitéria, segundo ele, a localização central no mapa, bem como ocorrências graves, tais como nas fazendas Ipueiras, Milagres, Mata Fresca e Sabiá. O oficial também manifestou preocupação de tal cenário se repetir no próximo ano, na hipótese de uma boa quadra invernosa, em que leva muitas pessoas a atearam fogo para limparem os terrenos no interior.