Ceará terá mais 211 leitos de UTI para Covid-19 em até 15 dias; confira onde

Ceará terá mais 211 leitos de UTI para Covid-19 em até 15 dias; confira onde


Como consequência do progressivo agravamento da pandemia de Covid-19 no Ceará, o governador Camilo Santana (PT) anunciou nesta quinta-feira (21) o acréscimo de 211 leitos de internação hospitalar à rede pública de assistência a pacientes infectados. Exclusivamente os leitos de terapia intensiva devem crescer 89,5% na região de saúde de Fortaleza (que compreende, além da Capital, Aquiraz, Eusébio e Itaitinga), 20,4% no Cariri e 150% no Sertão Central.

A reestruturação da rede hospitalar deve ocorrer num prazo de até 15 dias, segundo o secretário estadual da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o dr. Cabeto. “Está bem acima da nossa necessidade”, disse o secretário, citando a reativação de dez a 20 leitos nos hospitais regionais, no Instituto Dr. José Frota (IJF) e no hospital Leonardo da Vinci. Mais cedo, o governador Camilo Santana se pronunciou sobre a medida. 

Junto ao anúncio do reforço de leitos, Camilo afirmou que o Estado vai adotar medidas preventivas como a proibição do uso de áreas comuns de lazer em condomínios de praia e a recomendação de evitar viagens intermunicipais — principalmente de Fortaleza para o Interior, visto que a Capital tem registrado maior aumento da circulação viral da doença.

Aumento de leitos de UTIs para pacientes com Covid-19, por região de saúde
  • Fortaleza: de 181 para 343
  • Cariri: de 93 para 112
  • Sertão Central: de 20 para 50
  • Sobral: segue com 60
  • Litoral Leste: segue com 10

Diário do Nordeste