Com grande abstenção de candidatos, estudantes de Santa Quitéria realizam o 2° dia de ENEM

Com grande abstenção de candidatos, estudantes de Santa Quitéria realizam o 2° dia de ENEM


O segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (24), com 90 questões sobre ciências da natureza e matemática. Em meio à escalada de casos de coronavírus no país (com estados apresentando alta de mortes), o vestibular registou no primeiro dia, uma abstenção recorde de 51,5%. Em Santa Quitéria, igualmente na maioria das cidades do país, foi possível notar neste domingo, uma movimentação ainda mais tranquila que no 1º dia de prova, com candidatos mais calmos e confiantes. 

A estudante Raiana Franco, do bairro Flores, contou ao portal A Voz de Santa Quitéria, que foi necessária muita preparação, principalmente neste segundo dia, já que para ela, a prova exige mais concentração. A candidata ainda comentou que notou a grande ausência de alunos, e que isso se deve “ao medo da contaminação e a falta de preparação”, após um ano de aula online. Por fim, a estudante ainda ressaltou que durante a aplicação da primeira prova, todos os cuidados de prevenção a Covid-19 foram seguidos de forma rígida. 

Não foram apenas estudantes que decidiram participar do ENEM 2020. O professor Jardson Rodrigues também marcou presença e estava esperançoso para a prova do segundo dia. “A primeira prova tinha muito texto e foi muito extensa, além disso, também sentimos faltas de alguns conteúdos que foram trabalhados o ano inteiro pelos professores com os alunos”, disse o professor. Jardson ainda comentou que o assunto da redação de 2020 foi muito pertinente, devido à pandemia e ao isolamento social, já que se encaixava de forma coesa dentro do contexto social e cotidiano.

Os candidatos Carlos André e Thiago Duarte, afirmaram que o isolamento social foi difícil, mas que não atrapalhou os estudos para o exame deste ano. Ambos disseram que o primeiro dia de prova foi bastante satisfatório e que estão confiantes para encerrarem o último dia do vestibular. 

Números do Enem 2020
  • Enem suspenso: 58 cidades terão reaplicação da prova: 56 no Amazonas e duas em Rondônia
  • Doenças infectocontagiosas: Até o 1º dia, 10.171 pessoas haviam pedido para participar da reaplicação por terem sintomas de doenças infectocontagiosas. Foram aceitas 8.180 e negadas 1.991.
  • Cidades, locais, salas: o 1º domingo de Enem teve 1.689 municípios, 14.447 locais de prova e 201.380 salas de aplicação.
  • Inscritos no 1º dia: 5.523.029 inscritos (o número exclui participante do AM e de duas cidades de RO que suspenderam as provas)
  • Presentes no 1º dia: 2.680.697 (48,5%)
  • Ausentes/abstenção do 1º dia: 2.842.332 (51,5%)
  • Eliminados no 1º dia: 2.967 participantes foram eliminados por portar equipamentos eletrônicos, saírem da sala antes do horário permitido, entre outros.