Enem 2020 tem questões sobre Harry Potter, bomba atômica, carros elétricos, Torre Eiffel e funcionamento de fone de ouvido

Enem 2020 tem questões sobre Harry Potter, bomba atômica, carros elétricos, Torre Eiffel e funcionamento de fone de ouvido


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 deste domingo (24) cobrou, mais uma vez, conteúdos relacionados a situações do dia a dia dos estudantes. Segundo professores do cursinho Descomplica que fizeram a avaliação, houve questões sobre funcionamento do fone de ouvido, consumo de etanol por carros elétricos, cálculo de orçamento familiar, uso de óleos essenciais e proteção contra raios.

Também foram mencionados personagens populares, como Harry Potter (em uma pergunta sobre anagrama) e Garfield (movimentação de elétrons).

De acordo com Leonardo Gomes, professor de física do Descomplica, uma das perguntas comparava uma miniatura da Torre Eiffel à construção em tamanho real; outra exigia que o aluno dominasse o princípio de fissão nuclear em uma bomba atômica.

Luanna Ramos, professora de matemática, também afirma que não houve surpresas no segundo domingo de prova. Ela destaca duas perguntas que podem ter oferecido maior dificuldade aos candidatos: uma de inequação modular, que era mais trabalhosa, e outra de logaritmo (que, apesar de não ser complexa, trata de um tema não apreciado pela maior parte dos alunos).

Na parte de biologia, Rubens Oda, professor do Descomplica, afirma que a prova estava mais difícil do que em anos anteriores. "Embora tenha mantido o padrão de cobrar mais conteúdo de ecologia, o aluno pode ter tido dificuldade em responder algumas questões", analisa.

Além disso, Oda destaca que o exame trouxe perguntas sobre petróleo, sucessão ecológica, importância dos corredores ecológicos, ciclo do carbono e polímeros. Não caíram questões de fisiologia humana e citologia; boquímica também apareceu pouco nesta prova.

G1