Oposição apresentará pedido de impeachment contra Bolsonaro por caos no AM

Oposição apresentará pedido de impeachment contra Bolsonaro por caos no AM


Partidos de oposição ao governo federal divulgaram, na tarde de hoje, uma nota anunciando que apresentarão novo pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em função da crise sanitária vivida no Amazonas. O estado enfrenta aumento de casos e mortes por covid-19 e, recentemente, falta de oxigênio em hospitais.

O texto é assinado por representantes dos partidos Rede, PSB, PT, PCdoB e PDT. Para as siglas, Bolsonaro deve ser responsabilizado por deixar o Amazonas sem oxigênio e por ser contrário às medidas de distanciamento social, uso de máscaras e "difundir desinformação".

Considerando a prática de crimes de responsabilidade em série, que resultaram na dor asfixiante do Amazonas e de milhares de famílias brasileiras, nossos partidos - Rede, PSB, PT, PCdoB e PDT - decidiram apresentar novo pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. O presidente da República deve ser política e criminalmente responsabilizado por deixar sem oxigênio o Amazonas, por sabotar pesquisas e campanhas de vacinação, por desincentivar o uso de máscaras e incentivar o uso de medicamentos ineficazes, por difundir desinformação, além de violar o pacto constitucional entre União, Estados e Municípios.

O texto pede reação do Congresso Nacional às ações do presidente e também pede que sejam adotadas ações para colaborar com o combate à pandemia de covid-19.

"O Brasil está morrendo sufocado por este presidente. Basta! Já passou da hora de o Congresso Nacional, representando a nação, reagir. Defendemos, também, que o Congresso volte a funcionar imediatamente, para aprovar medidas que possam colaborar decisivamente para sanar os graves problemas que vitimam a população do Amazonas e de todo o Brasil", continua a nota.

UOL