Prédio da Cadeia Pública de Santa Quitéria deverá abrigar o posto local do Detran

Prédio da Cadeia Pública de Santa Quitéria deverá abrigar o posto local do Detran


Desativada a pouco mais de um ano e sete meses, a estrutura que abrigava a Cadeia Pública de Santa Quitéria, no bairro Manduca Penteado - saída para Sobral -, poderá ganhar um novo aproveitamento nos próximos meses. O Governo do Estado pretende utilizar o prédio para sediar o posto local do Detran e com um espaço maior, poder ampliar as suas atividades.

Atualmente, o Detran funciona num local improvisado perto dali, na fazenda Paula Rodrigues - de propriedade do órgão, para apreensão de animais soltos -, no entanto, sem muito conforto para os profissionais e o atendimento ao público, além de ter uma certa distância em relação à sede, uma vez que sempre funcionou no centro da cidade.

Segundo apurado pelo A Voz de Santa Quitéria, o prédio já está cedido ao Departamento de Trânsito, que chegou a fazer uma breve vistoria e constatou a necessidade de uma grande reforma, já que alguns equipamentos foram dilapidados, todavia, sem previsão de quando assumirá de fato o ponto.


A Cadeia Pública de Santa Quitéria foi fechada em 09 de junho de 2019, por determinação da Secretaria de Administração Penitenciária, mediante uma fuga de detentos que ocorreu no dia anterior. A estrutura está bastante conservada, considerando que foi construída há 11 anos e estava obsoleta desde então. Os 79 detentos que lá estavam foram transferidos para as Casas de Privação Provisória da Liberdade (as chamadas CPPLs), na Região Metropolitana de Fortaleza.