Prova de vida de servidores cearenses agora é feita por aplicativo; veja como acessar

Prova de vida de servidores cearenses agora é feita por aplicativo; veja como acessar


Servidores ativos e inativos do Estado realizarão o recadastramento e a prova de vida de forma diferente neste ano: totalmente virtual. Para facilitar os processos no cenário de pandemia de Covid-19, a Fundação de Previdência Social do Ceará (Cearáprev) criou o aplicativo 'CearáPrev On-line', disponível para sistemas Android e IOS. Segundo a Fundação, 145 mil servidores públicos, inclusive de outros poderes além do Executivo – entre ativos, inativos e pensionistas – deverão utilizar a nova ferramenta. 

Com a plataforma, os prazos para os servidores realizarem os processos, que antes seguiam um calendário de acordo com a data de nascimento, foram modificados. Agora, todos têm até o dia 30 de junho para fazerem o recadastramento dos dados e a prova de vida, para não sofrerem interrupções nos benefícios e salários. Com isso, as idas a agências bancárias para os procedimentos não são mais necessárias. 

O aplicativo, disponível para download desde a última segunda-feira (11), é gerido pela Cearáprev, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag), e possui tecnologia de reconhecimento facial, documental e cruzamento de dados. 

Em 2020, os servidores que não puderam comparecer a uma agência bancária para fazer o recadastramento e prova de vida não sofreram interrupções no pagamento de salários e benefícios por conta da pandemia.

Após baixar o app, o servidor deve aceitar o termo de uso para acessar a interface da plataforma. Lá, estarão disponíveis o serviço de recadastramento e prova de vida e outros – que ainda não foram ativados. Ao clicar, é necessário informar o CPF, fazer o reconhecimento facial e preencher dados pessoais. O aplicativo será liberado para utilização após a validação de todas as informações fornecidas.

Diário do Nordeste