Quixadá deverá ser a primeira cidade do interior cearense a iniciar vacinação contra a Covid-19

Quixadá deverá ser a primeira cidade do interior cearense a iniciar vacinação contra a Covid-19


Na tarde desta segunda-feira (18), chegará ao Ceará o carregamento com o primeiro lote de 218 mil doses da vacina CoronaVac. Camilo Santana (PT) anunciou que o avião cargueiro da Força Aérea Brasileira (FAB) deve pousar no Aeroporto de Fortaleza às 14h. Ainda hoje, deverá começar a vacinação na Capital cearense. Já no interior, a imunização deverá começar por Quixadá, cuja imunização da primeira pessoa está prevista para às 16h30. 

A informação foi confirmada, com exclusividade, pela Secretaria da Saúde do Município, o maior do Sertão Central. O prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, informou que logo após a entrega do carregamento, "será feito o uso de uma das doses para vacinar o primeiro quixadaense no esquema municipal de imunização contra o coronavírus". O lote com as doses será enviado por meio aéreo de Fortaleza para o aeroporto de Quixadá. 

Uma parte das doses será levada para o Paço Municipal, onde está marcado para acontecer, a partir das 16h30, o ato simbólico da primeira pessoa a tomar a vacina contra a Covid-19. O Município ainda não confirmou o perfil ou identificação da pessoa que receberá o imunizante. "Está em discussão", pontuou a assessoria de comunicação de Quixadá.

A imunização contra a Covid-19 nas  demais cidades do interior deve ser iniciada até próxima quarta-feira (20). A previsão é da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE). Na avaliação do presidente da Aprece, Nilson Diniz, “todos os municípios já estão capacitados e aptos a darem início a vacinação”.

Diário do Nordeste