Santa Quitéria deverá receber mais de 5 mil doses da Coronavac; tudo o que você precisa saber sobre a vacinação no município

Santa Quitéria deverá receber mais de 5 mil doses da Coronavac; tudo o que você precisa saber sobre a vacinação no município


Com a chegada da vacina do Ceará, os municípios do interior do Estado já começaram a construir o seu plano de vacinação e em Santa Quitéria não seria diferente. Com as inúmeras dúvidas da população, o portal A Voz de Santa Quitéria entrou em contato com o Secretário de Saúde do município, Adeilton Mendonça, para responder as perguntas principais. 

Ao ser questionado sobre a logística da vacinação, o secretário afirmou que após os lotes de vacina chegarem em Fortaleza, será feita uma distribuição para as cidades estratégicas. No caso do município de Santa Quitéria, Sobral abastecerá toda a Região Norte do Ceará. Adeilton ainda disse que tudo está sendo realizado de comum acordo com a Secretária do Estado do Ceará – Sesa. 

Após o lote de vacinação chegar a Sobral, o município de Santa Quitéria irá se deslocar para a cidade, com o apoio da Segurança Pública e da logística do Prefeito Braguinha (PSB) para ter a distribuição durante primeira fase. A estimativa de chegada, ainda de acordo com o secretário, é que as vacinas estejam no município a partir de amanhã (19). 

Qual vacina chegará ao município? 
De acordo com Adeilton, a vacinação ocorrerá com a CoronaVac que registrou 50,38% de eficácia global nos testes realizados no Brasil. A imunizante é uma vacina contra a Covid-19 que usa vírus inativados. Esta técnica recorre a vírus que foram expostos em laboratório a calor e produtos químicos para não serem capazes de se reproduzir. Isso quer dizer que não há a presença do vírus Sars-Cov-2 vivo na solução, o que reduz os riscos deste tipo de imunização.

Um estudo publicado na revista científica "The Lancet" aponta que a vacina produzida pela Sinovac é segura. Os resultados tratam de estudos de fase 1 e 2 com 743 pacientes. 

A CoronaVac não apresentou "nenhuma preocupação com relação à segurança". A maioria das reações foram leves, sendo que a mais comum foi a dor no local da injeção. Nenhuma reação adversa mais grave foi relatada durante a fase 2. 

Quem receberá a vacina primeiro?
O secretário informou que nesta primeira fase, Santa Quitéria possui dois grupos prioritários: Trabalhadores da saúde e idosos com mais de 75 anos. Adeilton também afirmou que de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Santa Quitéria possui 895 trabalhadores da saúde, 869 pessoas com idade entre 75 e 79 anos e 1.191 pessoas com mais de 80 anos. Por fim, totalizando 2955 pessoas que irão se vacinar neste primeiro momento. Entretanto, chegarão um total de 5.910 doses no município de Santa Quitéria, pois cada pessoa terá que tomar as duas doses para estar imunizado. 

Quais os locais de distribuição da vacina?
Para a população idosa, a equipe de vacinação trabalhará in loco. Ou seja, a imunização ocorrerá à domicílio. Os profissionais de saúde serão vacinados nas unidades de saúde e no hospital. 

Informações adicionais: 
  • A Secretaria de Saúde de Santa Quitéria está trabalhando na confecção de cartões de vacinação que será necessário apresentar durante as duas aplicações da vacina. 
  • Em caso de recusa da vacina, a pessoa deverá assinar um termo de responsabilidade
  • As vacinas serão agendadas de forma nominal (por nome)