Santa Quitéria está com nível altíssimo para transmissão da Covid-19

Santa Quitéria está com nível altíssimo para transmissão da Covid-19


A vacina contra a Covid-19 começou a ser aplicada no Ceará, trazendo esperança para o retorno aos tão lembrados dias normais. Contudo, o cenário de disseminação da doença ainda preocupa no Estado. Nesta quarta-feira (20), 107 dos 184 municípios cearenses possuem níveis de alerta “alto” ou “altíssimo” para transmissão do coronavírus, de acordo com a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Há um mês, eram 90 cidades dentro dos mesmos parâmetros.

No dia 15 de dezembro, 49 cidades estavam categorizadas em risco altíssimo e, outras 41, em alto. Já nesta quarta-feira, o número do nível altíssimo caiu para 47, mas o de alto subiu para 60. 

Santa Quitéria e demais municípios como Caucaia, Orós, e Jijoca de Jericoacoara permanecem em nível altíssimo nas duas listas. Granja e Ipaumirim, que estavam em risco moderado, em dezembro, agora constam na lista de alto risco. 

Para a categorização, o IntegraSUS considera dados registrados nas duas primeiras semanas epidemiológicas de 2021, ou seja, entre os dias 3 e 16 de janeiro. Entre as informações analisadas pela plataforma, estão os números de casos diários, de internações, de testes positivos, de mortes e de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ocupadas.

Diário do Nordeste