Santa Quitéria permanece mais uma semana com transmissão “altíssima" do coronavírus

Santa Quitéria permanece mais uma semana com transmissão “altíssima" do coronavírus


O Ceará permanece em alerta para Covid-19: 68,5% dos municípios está com nível elevado de alerta, registrando transmissão “alta” ou “altíssima”. Integram esta lista, Santa Quitéria, Hidrolândia, Catunda e outras 123 das 184 cidades do Estado. Outros 50 municípios estão em situação “moderada”, enquanto apenas oito são considerados com baixa transmissão do coronavírus (Sars-Cov-2), agente transmissor da doença.

As informações foram obtidas a partir do painel IntegraSUS nesta quinta-feira (28). A plataforma da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) disponibiliza dados sobre a situação da pandemia em território cearense.

A quantidade de cidades com níveis elevados cresceu: na semana passada, 47 foram caracterizadas como nível altíssimo e 41 com potencial alto. Nesta quinta, o número de municípios com nível altíssimo subiu para 62, enquanto 64 passaram a ser classificadas como nível alto. 

O agravo acelerado da situação aponta um segundo momento da pandemia no Ceará, avalia o infectologista Roberto da Justa. “Nós não temos a intensidade que nós observamos na primeira onda, mas temos claramente uma segunda onda se iniciando. É fruto da flexibilização das medidas de isolamento, principalmente depois da campanha eleitoral e dos festejos de fim de ano. O vírus continua circulando e se aproveitou dessa flexibilização”, articula o especialista, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Apesar da ascensão ser preocupante, as consequências a longo prazo ainda são incertas. Tudo depende da resposta das autoridades de saúde e da adesão por parte da população às medidas sanitárias.

Diário do Nordeste