Centec e Secitece ofertam 560 vagas em cursos remotos gratuitos

Centec e Secitece ofertam 560 vagas em cursos remotos gratuitos


O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) estão com inscrições abertas para 560 vagas nos seguintes cursos remotos gratuitos: python (linguagem de programação), eletricidade com segurança, assistente administrativo, informática, liderança, ferramentas digitais e empreendedorismo.

A relação dos estudantes selecionados será divulgada na sexta-feira (26) e as aulas terão início no dia 1º de março. Podem participar apenas pessoas que moram no Ceará, independente do município ou de qual unidade do Centec está ofertando o curso. As aulas continuam sendo transmitidas pela internet para preservar a saúde dos alunos, professores e demais colaboradores da instituição durante a pandemia.

As aulas são transmitidas ao vivo através dos aplicativos “Google Sala de Aula” e “Google Meet”. O aluno deverá ter um computador, notebook ou celular com acesso à internet (e baixar os aplicativos), com câmera e microfone para interação durante as aulas.

Critérios de seleção
As capacitações tem o objetivo de favorecer a população que se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Por isso, é importante que os interessados fiquem atentos aos pré-requisitos de cada curso, como a escolaridade e a necessidade de possuir um computador, notebook, tablet ou celular com acesso à internet.

Além disso, só podem participar jovens e adultos a partir de 16 anos e com renda mensal familiar de até um salário-mínimo, beneficiários do programa Mais Infância, desempregados ou pessoas em busca do primeiro emprego.

Na sexta-feira (26), será divulgada uma lista com 40 alunos classificados e 20 classificáveis, que serão convocados somente em caso de desistência até o 2º dia de aula e na ordem de classificação. Só é permitido que cada pessoa participe de um curso por vez.

Inscrição
O candidato deve acessar o Sistema de Inscrições do Centec, o SisGet, e realizar um cadastro para criação de login e senha. Como o sistema foi atualizado, pessoas que participaram dos cursos em 2020, deverão fazer um novo cadastro.

É muito importante informar o e-mail e telefone corretamente, pois, após a finalização das inscrições, é através dele que o professor entrará em contato para dar orientações sobre as aulas e para enviar o link da sala de aula. Após concluir o cadastro, é só entrar no Sistema com o login e senha recém-criados e efetuar a matrícula no curso desejado.

Um e-mail institucional do Centec será criado para cada aluno aprovado. O e-mail institucional do aluno será válido apenas para o curso e a turma escolhidos e durante o período das aulas, sendo desativado após o término do curso.

Repórter Ceará