COLUNA: Entenda porque a 37ª rodada tem tudo para ser a mais importante do Brasileirão 2020

COLUNA: Entenda porque a 37ª rodada tem tudo para ser a mais importante do Brasileirão 2020


É normal para quem acompanha e vive futebol, ouvir falar que sempre o próximo jogo é o mais importante, ou, talvez, que a última rodada de um campeonato seja a mais decisiva por, fatalmente, ser a que define o campeão, vagas para outras competições, rebaixamentos etc. Não, não vim aqui para desmentir essa filosofia. Afinal, não sou eu quem vai falar que esse jeito de pensar está incorreto. Pelo contrário. 

Tudo embolado na classificação
Continuando o parágrafo anterior, para ser bem sincero e objetivo, nesse caso, sim. A penúltima rodada do Campeonato Brasileiro da Série A desse ano tem boas chances de ser ‘a definidora’. O Brasileirão dessa temporada tem uma 37ª rodada recheada de confrontos importantes, devido o fato de poucos times não estarem mais “brigando por nada”, que é o caso de Botafogo e Curitiba, já rebaixados, e Palmeiras, já classificado para a libertadores. O restante dos outros dezessete clubes estão de olho, ou na taça, ou em fugir do rebaixamento, ou até mesmo em uma vaguinha numa competição internacional, seja ela a Libertadores, a Pré-Libertadores ou a Sul-americana.

A briga pela taça
O campeonato está acabando e, cada vez que passa, parece ficar mais embolado. Nessa rodada teremos um incrível Flamengo x Internacional, vice-líder e o líder do campeonato brigando pelo título da competição nacional mais importante do país. Os times estão separados por 1 ponto na tabela de classificação. O Colorado, se vencer, fica com a taça. Entretanto, se perder, será ultrapassado pelos cariocas. Um empate e tudo na parte de cima da tabela permanece embolado, para ser decidida só na 38ª rodada. Vale lembrar que no primeiro turno, quando os dois se enfrentaram, a partida terminou empatada em 2 x 2, em um jogo com 10 cartões amarelos e o flamengo buscando o empate já no “apagar das luzes”. 

Confronto direto também na parte de baixo
Na tentativa de fugir do rebaixamento que, hoje, talvez seja a maior disputa (em questão de candidatos, pelo menos) que estamos tendo. Goiás, Vasco da Gama, Bahia e Fortaleza brigam para permanecer na elite da competição. E, para não ser injusto com a emoção do campeonato de quem está na zona da degola, ou próximo dela, os deuses do futebol nos proporcionarão um confronto direto, ainda por cima, sendo um clássico do futebol nordestino.

Fortaleza e Bahia, 16º e 15º colocado, respectivamente, estão separados por 3 pontos. Os cearenses querem a vitória para confirmar, de vez, sua permanência, já os baianos esperam ganhar, ou ao menos pontuar, para dar uma respirada e uma afastada do primeiro dentro da zona, o Vasco. 

Se quer emoção, não perca o final de semana do futebol brasileiro
O apaixonado por futebol certamente não perderá esse final de semana recheado de emoções e com promessa de grandes jogos. O nível de ansiedade de quem vos escreve está muito grande, há tempos não temos um brasileirão decidido nas últimas rodadas. Fica aqui minha torcida para uma rodada de futebol bem jogado e disputado. 

Vicente Barcelos