Concurso da Polícia Federal tem 450 mil inscritos, diz Jair Bolsonaro em live

Concurso da Polícia Federal tem 450 mil inscritos, diz Jair Bolsonaro em live


O concurso da Polícia Federal previsto para este ano teve cerca de 450 mil inscritos, segundo o presidente Jair Bolsonaro. O certame oferece 1,5 mil vagas para os cargos de agente, escrivão, papiloscopista e delegado. Em uma conta simples, a concorrência ficaria de pelo menos 300 pessoas por vaga. A informação foi dada em transmissão ao vivo realizada pelo chefe do executivo nacional na última quinta-feira (11).

A número de inscritos, contundo, pode ainda variar. Isso porque as inscrições, que terminariam na terça-feira (9) foram prorrogadas até a última quinta-feira, e não se sabe se o número que o presidente teve acesso foi atualizado. Além disso, o prazo para pagamento da taxa de inscrição é dia 3 de março, então, candidatos que não realizarem o pagamento serão desclassificados. 

A aplicação da prova objetiva e das provas discursivas está marcada para o dia 21 de março deste ano. A seleção, entretanto, tem particularidades de acordo com os cargos pretendidos, que têm atribuições distintas. Os testes físicos, por sua vez, devem ocorrer nos dias 1º e 2 de maio.

As remunerações variam de acordo com os cargos ofertados. As funções de agente, escrivão e papiloscopista têm salários de R$ 12.980,50. Já a função de delegado tem vencimentos de R$ 23.692,74. Todas as vagas têm jornada de trabalho de 40 horas semanais e dedicação exclusiva.